Qual é o melhor modelo?
Assim como qualquer outro item de uso pessoal, é o que sempre digo, depende. Pois cada um tem uma preferência, um gosto. O bom pra mim pode não ser pra você.
Mas vamos lá, quanto ao formato, existem modelos que possuem alças de ajuste para prender ao corpo, e as em formato de colete, que ficam mais aderidas ao corpo.
As de alça são muito comuns nas atividades de trilha em bike e moto. Esse modelo costuma balançar muito nas costas, fica pulando quando se está correndo. Já as do tipo colete se ajustam mais ao corpo, ficam mais presas, mais ainda quando são de materiais mais "elásticos".
Quanto a capacidade em volume (tamanho), são diversos, e aí deve se escolher em função da necessidade da atividade que vai praticar. Vão desde mochilas com apenas alguns bolsos pequenos, com capacidade em torno de 1 ou 2 L, até mochilas com diversos bolsos e compartimentos e de capacidades em torno de 15 a 20 L. Essas são necessárias em atividades e/ou provas onde se vai levar mais itens, maior volume de água, agasalhos, kit primeiro socorros, lanternas, bastões, alimentos etc.
Esses modelos maiores, quando usadas com poucas coisas dentro, sobra muito espaço, e os itens ficam todos soltos e balançando, e assim acabam incomodando. Já as pequenas, muitas vezes não cabem muita coisa, só o realmente necessário.
O ideal é definir pra qual tipo de atividade será usada, e escolher a que te atenderá na maioria das situações, ou se possível, ter mais de um modelo, e escolher de acordo com a situação.
Quanto ao compartimento reservatório de água, também existem algumas opções. Normalmente são do tipo com saco/cantil de silicone com mangueira, e aí também existem capacidades diferentes, e formatos de bicos diferentes.
Esses modelos são bons pra levar um volume maior em um só recipiente e pela praticidade de beber na mangueira. Mas são mais "enjoadas" pra se reabastecer durante a atividade, e deve se ter muito cuidado com a higiene do cantil e mangueira. Pois quando guardadas com resto de água expostas à luz, formam lodo. É necessário ter o cuidado de guardar sempre seca, ou aberta para secar. Existem acessórios específicos para lavagem e manutenção das mangueiras e cantil.
Alguns poucos modelos possuem sistema que mantem a água gelada por mais tempo. Mas a maioria não. A água acaba esquentando por estar em contato com o corpo. Assim, muitos corredores colocam água e gelo ao abastecer o cantil, para ir mantendo a água gelada por mais tempo.
E existem também os "flasks" de silicone, que são essas garrafinhas de silicone colapsáveis, ou seja, conforme vai consumindo o volume delas vai diminuindo. Normalmente com capacidades de 250 a 500 ml. São bem práticas, de fácil reabastecimento. Dependendo da atividade, é possível levar somente uma garrafinha, ou quantas for necessário, e assim podendo ser uma com água e outra com isotônico por exemplo. Por serem pequenas, se adaptam melhor às mochilas, distribuindo nos diversos compartimentos da mochila. Os flasks também devem ter o mesmo cuidado com a higiene para não dar lodo. Mas são de muito mais fácil higiene.
Existe também as garrafinhas rígidas, as famosas "caramanholas" do MTB, comuns para em outras atividades físicas, como bike, levar na academia etc. Mas essas tem diâmetro maior, e às vezes não cabem nos bolsos das mochilas. Mas também tem garrafinhas rígidas de 150-250 ml.
Mas isso tudo vai muito do gosto de cada um, o que se adaptou melhor. O que já usou mais e se adaptou melhor. O ideal é experimentar os diferentes modelos e opções. As vezes você prefira levar flasks em provas, pela necessidade de reabastecimento rápido etc., mas em atividades do dia a dia use o cantil pela praticidade.
Quanto ao tecido, normalmente são de tecidos sintéticos não elásticos, mas hoje em dia algumas marcas trabalham com materiais elásticos, que se ajustam mais ao corpo, ficando mais aderidas, e conforme for diminuindo o volume das recipientes de água por exemplo durante a atividade, ela vai se ajustando ao corpo.
É importante se atentar ao tamanho, algumas são tamanho único, e outras marcas trabalham com modelos de tamanhos diferentes, definidos pela circunferência do tórax do atleta.
Já com relação a preço, normalmente não são baratas. Mas existem modelos mais acessíveis. É possível também, e muito comum, comprar modelos com valores mais baratos em sites no exterior.
Hoje em dia a marca mais comum e com mais opções de modelos, cores e capacidades é a Aonijie, muito comum no Aliexpress. É possível também comprar com ou sem o cantil ou os flasks. A compra dessas do exterior vai depender um pouco de não ter urgência.
Existem as marcas mais tradicionais, de qualidade superior, e também com valores mais altos, como a famosa Camelbak, que deu origem ao nome do tipo de mochila, e também a Salomon.
Aqui no mercado nacional, tanto em lojas físicas, quanto online, é possível encontrar todos esses modelos. Por exemplo, uma loja nacionalmente conhecida, que possuem alguns modelos de bom custo benefício é a Decathlon.
Resumindo, não tem regra, não tem melhor ou pior, tem o que você se adapta mais.
Conta aqui qual modelo você usa e o porquê.
MUITO BOM MESTRE.... 👏🏾👏🏾👏🏾👊🏾👊🏾👊🏾👽🛸