top of page
Foto do escritorJaú

O que é o "Pace de Montanha"?

Você sabe qual o seu pace médio nas distâncias tradicionais da corrida com subidas ou descidas?


Pra quem não me conhece, sou mais conhecido como Jaú (Paulo Hilst). Sou um apaixonado e incentivador de esportes, principalmente a corrida. Corredor amador a mais de 20 anos, e corredor de montanha desde 2017. Criador e um dos coordenadores do grupo de corrida OCR & Trail Viçosa, em Viçosa - MG.


Tenho formação em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Fitotecnia, com Produção e Tecnologia de Sementes, o que me proporcionou muitos anos de estudos e pesquisas. Para realização dessas pesquisas muitas vezes são necessárias trabalhar com equações e números. E isso sempre foi pra mim um desafio à parte, sempre gostei de "inventar e descobrir" coisas.

E pensando na possibilidade de poder comparar resultados de trajetos diferentes de corridas de montanha em função da diferença de altimetria de cada um, desenvolvi um índice, o qual chamei de "Pace de Montanha". Com ele é possível comparar o desempenho de atletas em uma mesma distância mesmo em percursos diferentes.

Basicamente ele representa a eficiência do atleta para correr em subidas. Pois sabemos que correr em terrenos inclinados exige um melhor preparo físico. O "Pace de Montanha" é representado por min/%D+ para ganhos de elevação, ou min/%D- para perda de elevação, e assim como o tradicional pace, é desejável o menor valor possível.

Todo percurso de montanha/trilha tem um ganho e/ou perda de elevação específicos. Quando o percurso tem seus pontos iniciais e finais no mesmo local, seus ganhos e perdas de elevação serão sempre os mesmos, ou seja, o mesmo de subidas e descidas. Somente em percursos onde se inicia em um ponto e finaliza em outro é que podemos ter mais ganho ou mais perda de elevação, ou até mesmo só um deles, por exemplo um percurso só em subida ou só em descida.

Com os valores de ganho ou perda de elevação e distância é possível ter uma idéia de como é o percurso em realção a subidas e descidas, saber a inclinação ou declinação média do percurso. Para fins de cálculo, para saber quantos metros tem de subida por km é só dividir o total de D+ ou D- pela distância do percurso.


Por exemplo: um percurso de 15 km tem D+ 650 m. Assim, 650 / 15 = 43,3 mD+/km. Ou seja, em média, a cada km desse percurso tem um acumulado de subidas de 43,3 m. Assim, da mesma forma, a reprsentação segue o mesmo padrão quando a referência for perda de elevação, ou seja, D- 650 m em 15 km, assim, 43,3 mD-/km.

Se desejar o resultado em porcentagem (%), basta dividir o mesmo valor em metros pela distância também em metros, e sem seguida multiplicar por 100, assim, 650 / 15000 = 0,043 x 100 = 4,33%. Ou seja, esse percurso de 15 km tem uma inclinação/declinação média de 4,3%.

O "Pace de Montanha" será uma referência de como o corredor se comporta em uma distância específica. Do mesmo jeito que nas corridas de rua o corredor tem um pace médio específico para cada distância, por exemplo, 5 km, 10 km, 21 km, 42 km etc., nas corridas de montanha também, levando em consideração o ganho ou perda de elevação.


Assim, se um corredor gasta 1h15' pra percorrer esses 15 km com 650 m de ganho de elevação, sabemos que seu "pace médio" é de 5 min/km. Mas sabendo que nesse percurso tem 4,33% de inclinação média, assim podemos inferir que seu "Pace de Montanha" é de 1'09"/%D+.

Cálculo: pace médio de 5 min/km = 5' x 60 segundos = 300 segundos, 300/4,33 = 69,3, ou seja 69,3 = 1'09" (1 minuto e 9 segundos).


Ou seja, esse corredor gasta 1'09" para acumular 1% do D+ de 650 m em 15 km.


Caso outro corredor gaste 2h00' para fazer esses mesmos 15 km com 650 m D+, ele terá um pace médio de 8 min/km, e um Pace de Montanha de 1'51"/%D+.

Ou seja, o primeiro corredor é muito mais eficiente nas subidas com um Pace de Montanha mais baixo.


Comenta aí se você sabe qual seu Pace de Montanha em alguma distância.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page